7.3.06

Post it

Eu gostava de perceber o que é que estes "cromos" entendem por "trabalhos bem apresentados" e "graficamente bem feitos"! Ao que a arquitectura chegou (mas se calhar estou equivocada e aqui não se fala de arquitectura)!
Inventam-se coisas(aspirantes a projectos de arquitectura)aprisionadas pelas imagens, geradas pela parafernália tecnológica. É como se de repente eu apanhasse um determinado ângulo,da dita coisa e o congelasse...é como se o reduzisse a uma embalagem, a um cenário, vazio, ôco.
A arquitectura coisificada, codificada, abstracta, atirada para um palco onde desempenha gestos miméticos, manipulada como uma marioneta.Os manipuladores olham em sua direcção, mas o olhar atravessa-a, é como se esta fosse invisível.
Olham de vários lados, de várias frentes, mas incapazes de descodificá-la de juntar os bocados explodidos pelos deslumbrantes softwares.Não sabem como é construída, de que matéria é feita, que massa a incorpora, que luzes lhe causam humores, estados sombrios, tristezas , felicidades, calor, humidade, frio, onde nos abriga.
Não se preocupam com as preexistências, reduzidas a áreas de implantação, codificadas em mapas, quantificadas, descaracterizadas, fantasmas sem epiderme, sem massa, nem entranhas, inexistentes.
As pessoas que habitam deixam de existir,muitas vezes pela "inocência" dos manipuladores.

martaf em maio 20, 2004

Sem comentários: