19.6.06

E porque da arquitectura não vive o Homem

As pessoas até têm razão! Porquê pagar a um arquitecto que se limitou a fazer uns rabiscos do que eles já tinham pedido? Sim afinal foram eles que estabeleceram o programa! Sim eram eles que tinham os desejos!

O arquitecto apenas vampirizou-os, interpretou-os, e se calhar até nem perto chegou do que eles queriam! Armou-se em artista Designer e nem eles perceberam a planta, os cortes, os alçados, os 3ds! Bolas mas que porcarias são estas, para que servem estas porcarias?!

Sinceramente, os interessados não vão pescar nada do que está desenhado! Não percebem o sistema de relações espaciais com o corpo no estar aí e em percurso transpostas para o desenho.

Porque é que um espaço se liga ao outro de determinada maneira e não de outra, porque é que as entradas são onde são, naquele terreno, porque é que a casa se desenvolve em torno de uma lógica de percurso e não de uma sucessão de câmaras, porque é que não entramos para a cozinha e depois para o quarto?

Porque é que a casa não tem tantas janelas como queriam, ou menos do que queriam, porque é que até lhes dava jeito ter uma janela orientada para um relvado e só a têm orientada para o quadrante oposto, ou esta não é tão grande como queriam, porque têm um envidraçado sem aqueles vidrinhos todos a dividir o vão ou porque é que o vão gigante que queriam tem um envidraçado dividido em alguns caixilhos?

Porque é que eles queriam uma entrada com colunas dóricas e afinal nem com um pilarzito recto ficaram, porque não têm uma bruta garagem para meter toda a tralha e mais alguma, porque não têm tantas salas como queriam, uma para fechar e só abrir quando as visitas aparecerem, ou uma cozinha à americana directamente ligada à sala (há quem goste de fritar peixe e depois disfarçar o cheiro com vaporizadores), porque não têm uma casa à MTV (piscinas, garagens se possível com ferraris incluídos, relvados, campos de ténis, dois ou três andares, 20 quartos, 30 closets, ala de empregados, ala de recepção, ala de convidados, ala de zonas de serviços, ala dos quartos, entre outros luxos, do género "faça uma casa, botox +silicone+ lipoaspiração incluídos").

Sem comentários: