31.3.09

parado para viver

Este blogue está, a partir de hoje, oficialmente encerrado. A irresponsável que estava à frente desta "tasca" de anormalidades foi passear-se à vida e um dia voltará.

5 comentários:

jraulcaires disse...

bom périplo. Oxalá seja frutuoso. Viver como arquitecto é cada vez mais difícil. Vivemos num mundo inquinado.

Enfim...

Marta disse...

Refiro-me à vida. Viver da arquitectura, entendida como construção nova, tem os dias contados.
O melhor será pensar em alternativas. Se calhar construir menos e olhar para o que já está feito, reorganizar o território. Encontramo-nos mergulhados no Caos.
Emerge a organização de recursos humanos, espaciais, patrimoniais e de serviços.

jraulcaires disse...

Não podia deixar de estar mais de acordo. Se calhar é um vício que adquirimos na faculdade, olhar muito para o umbigo em vez de ser capaz de olhar em redor. Ou o defeito é meu. Se calhar sou pouco versátil.

tenho que me libertar de querer deixar a minha "poizinha" em tudo quanto mexo. Sou extremamente individualista, e, a ordem, mexe-me com os nervos. Fui aluno do João Rodeia e, sou da opinião que as aulas dele eram um acervo de asneiras. Mau grado o conjunto de slides de Arquitectura que ele possuía e apresentava. Existe uma série de coisas que, se calhar, são um bocado vãs.

Como dizia o Caetano veloso, "todo o mundo acha que pode ser poeta"

Eu, queria ser um autor. Se calhar vi a árvore mas não a floresta.

A verdade é que sempre fui mais vocacionado para questões estéticas e especulativas. E,. produzir, o que ao fim e ao cabo, não passa de mais um objecto, sempre me seduziu, mais do que qualquer outra coisa.

Mas, para isso sempre existe o campo das artes para nos fornecer um escape.

enfim...

Marta disse...

caro jraulcaires,

Infelizmente o país emergiu nas poias. É com pena que constato que infelizmente a responsabilidade não foi só dos arquitectos. Verdadeiros atentados à estética surgem-me como se tivesse viajado numa máquina do tempo, penso que os finais dos anos 90 quando se achava que tínhamos dinheiro e finalmente estaríamos ricos deram azo a muita coisa a que se chama de construção. Agora percebo o descrédito em que a nossa área caíu. As construções foram demais, desregradas, descontroladas, feias, irresponsáveis, sem inteligência e extremamente autistas em relação à malha onde se inseriram, a quem se destinava e em relação aos nrespectivos envelhecimentos. A corrupção é agora visível, basta chamar os responsáveis e fazê-los "varrer a sujidade e desarrumação feia" que toldou um país que já foi mais bonito e talvez pudesse ser mais bonito.

Marta disse...

É urgente limpar o país! Fazer um levantamento da situação actual por sectores de território. Estudos a fundo e parar a construção para balanço. Penso que falaríamos de um período de 10 anos. E todos os arquitectos, sem excepção participariam neste trabalho, pago. claro!
mania de contratar arquitectos a custo zero ou a ordenados de fazer chorar as pedras da calçada!